07 maio 2009

Sobre os BIG READ

1. Há uns anitos a BBC lançou a sondagem “Big Read” para descobrir o livro preferido dos britânicos. Na votação por Internet, SMS e telefone os súbditos da rainha elegeram:
· O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien
· Orgulho e Preconceito de Jane Austen
· Mundos Paralelos de Philip Pullman
· The Hitchhiker's Guide to the Galaxy de Douglas Adams (título não traduzido ainda em Portugal)
· Harry Potter e o Cálice de Fogo de J. K. Rowling
In http://www.bbc.co.uk/arts/bigread/vote/ acedido a 29 de Abril de 2009

2. Ao mesmo tempo a National Endowment for Arts publicava um blogue também com o nome the big read com o objectivo de a partir da sugestão feita por programas de rádio, pequenos vídeos da net e sinopses dos grandes clássicos da literatura inspirar as pessoas a pegarem num bom livro. Podem experimentar em http://www.neabigread.org/

3. Mas 774 milhões de adultos não conseguem ler esta mensagem e 75 milhões de crianças que não frequentam a escola não terão oportunidade de aprender a ler e a escrever.

Por isso a Campanha Global pela Educação (CGE) apresenta uma compilação de histórias redigidas por celebridades, como por exemplo, Paulo Coelho, Nelson Mandela ou a Princesa Rânia da Jordânia (que recentemente esteve em Portugal na escola da Amadora ) sobre a educação e aqueles a quem é negada a oportunidade de aprenderem.

Estes embaixadores do acesso e da igualdade à educação usam o projecto Big Read como instrumento para erradicar a pobreza.

A partir do site podemos descarregar este ebook em formato PDF, ler e ouvir as histórias e depois escrever o nosso por aqueles que não o podem fazer.
No final do livro existe um impresso para se colocar o nosso nome, ou de quem esteve a ler connosco, e até 8 de Maio de 2009, reenviar para o governo do nosso país, dando conhecimento à CGE. Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar os governantes dos países e os líderes das Nações Unidas para a necessidade de educar e combater a iliteracia.

Como diz a jovem Devli Kumari (do filme Quem quer ser milionário?) que conseguiu reunir 15 crianças no seu bairro e levá-las a frequentar a escola:
“If I, as a girl, could enroll 15, is it not possible for all the world leaders to enroll all children into schools?”

Consulte o site http://www.campaignforeducation.org/bigread/en/

Sem comentários: