08 outubro 2008

Livro do Mês: Ao Encontro de Espinosa



Este ano lectivo o GRUPO DE FILOSOFIA em parceria com a equipa da BE apresenta a rubrica LIVRO DO MÊS.





ANTÓNIO DAMÁSIO



Nasceu em Lisboa em 1944. Estudou medicina na Universidade de Lisboa e, em 1974, doutorou-se em neurologia. Encontra-se radicado nos EUA desde 1975. Actualmente é director do departamento de neurologia do comportamento e neurociência cognitiva e do centro de investigação da doença de Alzheimer na universidade de Iowa.

O seu trabalho resulta da perplexidade que o comportamento de alguns dos seus pacientes lhe provoca; desenterra os dados relativos a um individuo, Phineas Gage, descrito por Harlow no séc. XIX, e vítima de uma lesão cerebral interessante. Este indivíduo não mostrava alteração das suas competências cognitivas.
No entanto, após o acidente, o seu comportamento alterou-se. Passou a ser irresponsável, incapaz de tomar decisões, de avaliar em termos de bem e de mal, de se relacionar com os outros, de ter sentimentos, perdeu, no fundo, a sua identidade. Damásio e a sua esposa, Hanna, reconstituíram a trajectória do ferro, recorrendo a uma tecnologia inovadora no campo da imagiologia médica. Identificaram as zonas que tinham sido lesadas e concluíram que a alteração do comportamento de Gage significava que o comportamento social requeria uma região cerebral específica. Em 1994 publica o Erro de Descartes, onde apresenta a ideia de que as emoções e os sentimentos são importantes na tomada racional de decisões. Aprofunda esta ideia, retirando dela novas e revolucionárias implicações, noutras duas obras O Sentimento de si (1999) e Ao Encontro de Espinosa (2002).









AO ENCONTRO DE ESPINOSA


Nesta obra Damásio procura sustentar, recorrendo às neurociências, a ideia de que a mente e o corpo são manifestações da mesma substância. Esta tese já havia sido defendida, no séc. XVII, por Espinosa. Segundo Espinosa a mente humana é a ideia de corpo humano.

Segundo Damásio, a evolução preparou-nos com um repertório de emoções que utilizamos conforme as circunstâncias. As emoções são um meio de avaliarmos o ambiente e de reagirmos de forma adaptativa.

O efeito da emoção é, simultaneamente, um comportamento corporal e um mapa neuronal. A relação entre mapas neuronais e sentimentos é a de que os sentimentos reflectem até que ponto o corpo está a comportar-se adequadamente, tendo em conta o mapa. Os sentimentos permitem-nos que raciocinemos sobre a causa da emoção. Enquanto as emoções se desenrolam no corpo, os sentimentos desenrolam-se no teatro da mente.


Ana Paula Ferreira

Sem comentários: