02 dezembro 2008

Manoel de Oliveira

No âmbito das actividades levadas a cabo para assinalar o centésimo aniversário do mais famoso realizador de cinema português, a BE convida os alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos a visitarem este serviço disponível em horário nocturno.

Acompanhados pelos formadores de Cultura, Língua e Comunicação, os formandos deverão ler/ouvir/interagir com os vários tipos de texto e imagens sobre este cineasta para redigirem um pequeno comentário que deverá ser publicado aqui no blogue na rubrica "mensagem".

O desafio está lançado… agora, a equipa da BE deseja-vos boas leituras e comentários.
Dois momentos distintos desta actividade:



11 comentários:

Anónimo disse...

«A Ligação de Manuel de Oliveira ao cinema,com a própria curta-metragem e por outro lado, com o imaginário de qualquer cinéfilo, justifica está lembrança.»

Está citação de João Paulo Macedo foi consultada no jornal Diário de Noticias á proposito do festival de Homenagem que decorreu em Évora.

Comentário de Josefa Roque, 1-C

Anónimo disse...

A CP Homenageou Manuel de Oliveira Baptizando um alfa pendular com o seu nome.
Na cerimónia que decorreu na Estação de São Bento estiveram presentes o presidente da CP e o secretário de Estado dos Transportes, Francisco Cardoso dos Reis.
A iniciativa deu destaque ao realizador pelo ramo da sétima arte, pela sua primeira longa-metragem que referencia os caminhos-de-ferros e a cidade do Porto.
No evento contou com as presenças de nomes como João Bénard da Costa, presidente da Cinemateca Nacional, o vice-presidente Pedro Mexia, O presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Rio, o realizador António Pedro Vasconselos, os encenadores Luis Miguel Cintra e Jorge Silva Melo, e os actores e actrizes Diogo Dória, Ricardo Trepa, Leonor Vieira e Beatriz Batarda.

Comentário de: Paulo Fernandes 1º A

Anónimo disse...

E de louvar a CP pela brilhante ideia de homenagear o grande cineasta portugues Manoel de Oliveira ao comprir o seu centenario de nascimento e em baptizar um comboio ALFA pendular com o seu nome.
Ao Sr. Manoel de Oliveira votos de continuação de boa saude e de agradecer os bons filmes que nos deu.

Maria Jose, To Ze, Paulo Almeida.

Anónimo disse...

Manuel de Oliveira, o Realizador Centenario, tem cerca de setenta obras da sua autoria, tão diversas como uma curta metragem filmada de câmara digital na mão, ou um filme chamado "Sapato de Cetim" com sete horas de duração, que lhe outorgou em 2005 o "Leão de Ouro"na Mostra de Veneza.
Embora não seja um cineasta da minha eleição, reconheço a sua versatilidade e capacidade de aos cem anos de idade continuar a inovar.

Bruno Neves da Silva 1ºD

Anónimo disse...

Manuel de Oliveira.

Uma pequena homenagem a este grande cineasta Portugês, com reconhecimento Mundial e homenageado várias vezes.
Manoel de Oliveira com um Século de história a inovar a Sétima Arte.
A minha manifestação de apoio e apreço, para que Manuel de Oliveira cumpra o seu centésimo ANO de Vida a inovar o que mais gosta:O CINEMA.

ESCOLA SECUNDÁRIA D. SANCHOII DE ELVAS- 02/12/2008
João Quintas 1ºD

Anónimo disse...

Manoel de Oliveira um homem muito conseituado no mundo do cinema, como realizador.
Ao iniciar a rodagem do filme " Singularidades de uma rapariga loura", festejará os seus cem anos atrás das câmaras.
Esta co-produção é uma adaptação de Manoel de Oliveira, de um conto homónimo de Eça de Queirós, entre Portugal, Espanha e França.
Nesta nova produção, Manoel de Oliveira, voltou a um leque de actores com quem já trabalhou antes,entre os quais, seu neto Ricardo Trêpa no papel de Macário.
A direcção de fotografia e de Sabine Lancelim, que assinou filmes anteriores de Oliveira, como " O quinto império- ontem como hoje", etc...
Manoel de Oliveira manifestou intenção de apresentar este novo filme no Festival de Cinema de Berlim, em Fevereiro na Alemanha.


1ºB LAURA MIRANDA
ISABEL LEONARDO

Anónimo disse...

Manuel de Oliveira

Penso que foi um nome, que levou Portugal, além fronteiras, derivado ao seu trabalho e talento nas suas obras realizadas, como o cinema, e fotografia.


Escola Secundária Dom Sancho II

José Francisco Pasadas Timóteo
Tur. IºD

Anónimo disse...

Um pouco por toda a parte se assinala o centenário de Manuel de Oliveira.
Mesmo aqui ao lado, em Barcelona ,terá lugar uma restropectiva da sua obra.Manuel de Oliveira é o cineasta que começou a trabalhar com o cinema mudo.Com cem anos, o cineasta está recentemente a rodar o seu último filme,o cinema fáz parte da sua vida.

Turma 1º B Rosalina Gonçalves , Brígida Canhoto Paula Balsinhas

Anónimo disse...

É um homem completo, empreendedor que concretiza o seu sonho com perserverancia, atitude, inteligência e criatividade.


Turma 2º A Dário Saraiva, Sergio Caracol, Luis Silva, Jaqueline Nascimento

Anónimo disse...

Manuel de Oliveira é uma pessoa única no cinema Português.A sua obra marcou o século XX e ficará sempre na hisória do cinema nacional e internacional.

Mário Canhão
Efa Básico

Anónimo disse...

MANUEL DE OLIVEIRA que comemora 100anos de vida no próximo dia 12 de Dezembro, pela sua forma física e intelectual invejáveis, continua a honrar-nos com as suas idéias e sabedoria no seu já vasto trabalho cinematográfico, por muitos e longos anos já confirmados na nossa e na História Mundial.

DANIEL BARRACO
Curso EFA 1ºC Elvas